Home Pesquisas Publicações Produtos Estrutura Equipe Fale conosco Receitas

horizontal rule

Please choose an alternative language in the drop down menu

Acesse a página de produção científica do Grupo gerada pelo Script Lattes

Perguntas mais freqüentes relacionadas aos projetos desenvolvidos por nosso grupo de pesquisa

horizontal rule

  A tecnologia da fabricação de alguns de nossos produtos enriquecidos e com baixo teor de gordura está submetida à patente:

ARÊAS, J.A.G., CAPRILES, V.D., CARDOSO-SANTIAGO, R.A., BOMBO, A.J., CHÁVEZ-JÁUREGUI, R.N., ARAÚJO, R.S.D.M., BATISTUTI, J.P., CONTI E SILVA, A.C., COELHO, K.D., CARDENAS, T.D.C. Farinha para fabricação de gêneros alimentícios, solução aromatizante livre de gordura vegetal hidrogenada para fabricação de gêneros alimentícios, biscoito tipo "snack" light e de elevado valor nutritivo, e processo para a fabricação do mesmo. 2005. Patente: Privilégio de Inovação no 0502694-6.

    Caso haja interesse na mesma, entrar em contato com a Agência USP de Inovação (11 3091 4474/4415), falar com Marina/Alexandre.

horizontal rule

Grupo de pesquisa no CNPq: Propriedades Funcionais de Alimentos

horizontal rule

 Prof. José Alfredo Gomes Arêas

- coordenador do grupo de Propriedades Funcionais de Alimentos -

O Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos, localizado no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, dedica-se aos estudos dos seguintes aspectos:

Matérias-primas não convencionais e subutilizadas  quanto  aos seus aspectos nutricionais e tecnológicos, visando a obtenção de  produtos com maior valor nutritivo e boa  aceitabilidade.

Alimentos Funcionais, como o amaranto (Amaranthus caudatus L., A. cruentus L.), linhaça (Linum usitatissimum L.) e grão-de-bico (Cicer arietinum L.), tentando identificar através de ensaios clínicos e biológicos os componentes (proteína, fitoestrógeno, tocotrienóis, tocoferol, fibras, etc.) que podem exercer ação fisiológica benéfica.

 Propriedades funcionais físico-químicas de biomacromoléculas, especialmente as hidrodinâmicas, de adsorção, de superfície, de formação de estrutura e textura, com uma abordagem tanto tecnológica como a nível molecular.

Propriedades funcionais físico-químicas x Alimentos funcionais

Para evitar confusões entre estes dois termos, vale a pena elucidar cada um.

As Propriedades Funcionais Físico-Químicas são todas aquelas que não são nutritivas, mas que influem na estrutura e aceitabilidade do alimento. Tais como: propriedades hidrodinâmicas (viscosidade, solubilidade, etc.), de superfície (adsorção de água, lípides, nutrientes, de formação de emulsões, etc.), de formação de gel e de textura.

Já os alimentos funcionais são aqueles que, além de suas propriedades nutritivas, possuem ação fisiológica que resultam em benefícios à saúde, seja na sua manutenção ou na prevenção de doenças, ou mesmo na reversão de desequilíbrios no metabolismo. Essas propriedades são ditas serem Propriedades Funcionais Nutracêuticas. O termo nutracêutico também é usado para denominar um Alimento Funcional.

Conheça as pesquisas do nosso Laboratório

Retorna ao início da página

horizontal rule

Você é o visitante número 163865 desde a última modificação deste página, em 29 de Maio de 2006.

Esta página foi elaborada pelos integrantes do Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais de Alimentos.

Mais informações, contate: labfunc@fsp.usp.br

horizontal rule